O que é Swedana?

O que é Swedana?

Você já ouviu falar de Swedana?

Caso não, vou descrever o básico aqui para você saber.

Swedana é uma terapia que tem como objetivo expulsar impurezas através da liberação do suor de substâncias nocivas que ficaram armazenadas no organismo, geralmente vindas através dos alimentos ou substâncias inaladas na atmosfera.

 Swedana

 

Durante um bom período de tempo vamos acumulando estes “fleumas” (ama) nos tecidos e células que posteriormente, serão agentes formadores de anomalias como: tumores, abscessos, estagnações circulatórias e doenças em geral.

 Essa técnica não é aplicada aqui na clínica, mas na consulta com naturopata aqui em Lisboa é muito similar, pois, se mais fortalecido se encontra o corpo, melhor seu potencial de resistência às doenças, então a terapia Swedana é quase uma irmã da Naturopatia, com métodos diferentes.

Podemos remover essas substâncias através de alguns procedimentos depurativos, dentre eles o swedana.

O procedimento, inicialmente, é realizado com a aplicação de massagem com óleos especiais, e posteriormente é feita aplicação de vapor de chá de camomila.

O óleo penetra na pele sendo prontamente absorvido e levado até a circulação sanguínea, chegando aos tecidos vai remover as escórias que estão armazenadas nos tecidos.

 Ação da terapia swedana

O efeito depurativo do swedana também se dá pela ação da sudorese, que aumenta a circulação periférica e também produz o relaxamento da musculatura.

O paciente deverá se sentir leve e tranqüilo, devido ao calor ser carreador do óleo em direção aos tecidos liquefazendo as impurezas retidas.

Estas impurezas podem ser armazenadas (e sentidas) após as refeições copiosas, ricas em frituras e elementos artificiais, produzidos pelo corpo pesado, sonolência e raciocínio lento.

As impurezas contidas nos alimentos atuam nos movimentos corporais e mentais, geralmente causando reações emocionais inadequadas, caracterizadas por depressão e estresse.

Estas impurezas vão se acumulando dia-a-dia. Para atingir um efeito mais completo, deveremos fazer também a oleação interna, através da ingestão do óleo de gergelim, na noite anterior, que atuará como um leve purgativo, liberando mais facilmente do intestino as impurezas acumuladas.

óleo de gergelim

 

A longevidade está diretamente ligada à purificação do organismo. A medicina indiana (ayurvédica) que é reconhecida pela busca da vitalidade e saúde, busca nos processos depurativos a manutenção da saúde e eliminação dos resíduos causadores das doenças.

Blog